sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia das crianças 12 de outubro com racionais mcs

Declaração dos Direitos da Criança (12 de outubro, dia em que comemoramos aqueles que representam o nosso futuro, as crianças!).

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.


Dia 12 de outubro de 2009, neste dia comemoramos o nosso futuro, que caminha e espelha-se em quem somos, ou seja, as crianças! o que elas pensam, quais seus temores, o que almejam para suas vidas? e sua carta que as favorece e condiciona a deveres que deveriam ser cumpridos por nós, adultos! morando em uma comunidade carente aqui em São Luis do Ma. Vejo que nada se faz em prol social, cultural, familiar, ou mesmo algo que possa condicionar uma saúde digna aos "pequeninos". E as crianças hoje, sentem-se acuadas por nem mesmo poderem contar com algo crucial em seu fatos de desenvolvimento socio-humano, que é a familia, em sua grande maioria, apenas 15% no Brasil residem com seus pais biologicos e podem contar com os mesmos para seu desenvolvimento em todos os sentidos! agora, não adianta ter seus pais ao seu lado, se os mesmos, não dão a devida importância ao que falam, sentem, vivem ou desconhecem. Alguns pais e responsaveis, trocam a atenção dos filhos por novelas, jogos, vícios, e todo um conteúdo de futilidades prazeirosas pra eles, sendo que atos assim, interropem e silenciam a voz daqueles que buscam conhecimento, amor, telerância e carinho! que são as crianças. É pena que no dia das crianças, o seu devido respeito sucumbi ao mal da humanidade que não as vê como futuro, nem se importam em seu presente! 12 de outubro dias das crianças, e neste momento eu as reverencio e lhes oferto amor, respeito e torço por seus futuros.

Nenhum comentário:

Ouça um pouco de nossas canções